Quarto Montessoriano

Olá, pessoal!

Essa semana, no MAIS ARQUITETURA, estamos falando do Quarto Montessoriano.



Essa abordagem pedagógica, centrada na criança, foi desenvolvida no inicio do século XX, pela médica e educadora italiana, Dra Maria Montessori. O Método Montessori,  enfatiza a independência, o respeito pelo desenvolvimento e a liberdade da criança(dentro dos limites, lógico). 

Vamos conhecer mais sobre essa metodologia e transformar o espaço de seu filho em um ambiente de aprendizado seguro e independente? 

A Cama Montessoriana (No chão!)

Promover a independência é uma das premissas fundamentais de Montessori.  É mais difícil no início, mas, a longo prazo, é  muito benéfico. Por exemplo: ao usar um berço pode ser mais fácil no curto prazo, mas saiba que uma cama no chão pode ser melhor para meus filhos. Mas por que usamos uma cama no chão?

A idéia por trás de uma cama Montessori está de acordo com os princípios gerais do Método Montessori: uma criança deve ter liberdade de movimento e deve poder se mover independentemente ao redor da sala (devidamente protegida para crianças!). Por isso uma cama baixa, ao nível do chão, é preferível a um berço, uma vez que um berço restringe o movimento e limita a independência. Os pais que adotam o método Montessori geralmente deixam seus bebês em um berço ou cesta  (Moisés) durante os primeiros meses, mas chegando aos 2 meses ou mais, eles fazem a mudança para uma cama no chão.
Na BABY STORE em Alfenas você encontra tudo para montar seu quarto Montessoriano.

Decoração Simples


Assim como a arquitetura nórdica, o método Montessori se apoia na teoria do "menos é mais".

O ambiente da criança deve ser organizado, limpo e bonito. As áreas não devem ter muitos brinquedos, pois pode atrapalhar a criança: quanto menos brinquedos à vista mais ela se concentra naquela atividade. Logo é melhor fazer um rodízio com os brinquedos disponíveis, assim ela nao se enjoa e desenvolve sua capacidade de concentração.

Os armários devem ser baixos, com quadros e decoração na altura dos olhos da criança.

A utilização de um espelho também é importante para estimular a parte sensorial.




Faça as coisas acessíveis

Se você quer que seu filho aprenda a agir de forma independente no seu próprio espaço, torne esse espaço acessível para ele. Substitua gavetas por pequenos nichos para e instale uma arara inferior no armário, para que seu filho possa ajuda-lo a escolher suas próprias roupas. 


















Comentários

Postagens mais visitadas